Marília Estriga
Portugal
Os alunos de 4 turmas de 7º ano e da turma CEF da Escola Básica Dr. Alberto Iria, em Olhão, refletiram sobre as causas das alterações climáticas em contexto de sala de aula. Posteriormente, participaram numa campanha de limpeza de lixo marinho na Doca de Pesca de Olhão, onde recolheram lixo e selecionaram alguns elementos/materiais para futuramente realizarem um instalação artística, reaproveitando materiais, de forma a sensibilizarem para o problema da poluição dos mares e oceanos e a importância da àgua no nosso planeta. Serão realizadas mais campanhas de limpeza de lixo marinho. As turmas de 7ºano irão também realizar postais ilustrados alusivos aos objetivos da Ação Climática, de Proteger a Vida Marinha e de Proteger a Vida Terrestre; os alunos da turma CEF irão realizar um trabalho conjunto de turma alusivo à Ação Climática - os efeitos das mudanças climáticas.
Os alunos pesquisaram e debateram os efeitos das alterações climáticas e iniciaram estudos gráficos para a elaboração de postais ilustrados e ainda a realização de um trabalho artístico em tela, com reaproveitamento de vários materiais recicláveis, de forma a sensibilizar para os impactos que os efeitos das alterações climáticas estão a ter tanto a nível local, como global.
Ação de limpeza na zona ribeirinha de Olhão no dia 11 de outubro - Recolha de lixo marinho pelos alunos de sétimo, oitavo e nono anos. Parte do lixo recolhido foi selecionado para a criação de uma instalação artística - Lix´Arte - ser construída ao longo do ano letivo, pelos alunos de sétimo ano.
Os alunos criaram postais ilustrados e uma pintura em tela, de forma a alertar e sensibilizar, de forma a promover as boas práticas.