Isabel Vieira

Portugal
Co-teacher: Olívia Cristina Ribeiro
Alunos do 10º ano, turma B. Pretendemos participar no Climate Action Project em modelo multidisciplinar, entre fevereiro e abril de 2021.

 

Follow me on Twitter: Twitter


School: Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo 29 students are involved The average age of the students: 15 Year

Projects 2021

The main causes of the changes in the landscape, since Francisco Rodrigues Lobo age.

Francisco Rodrigues Lobo was a poet who lived in fiveteenth century. He wrote about the local landscapes in his age and while studying his poems, we noted that there were differences when comparing the descriptions he wrote back then and how the landscapes are right now. We were curious, so we looked into it. One of the main changes we saw while researching information was due to a forest fire that broke out in 2017 and lasted for a week, destroying most of the local wildlife recounted by Francisco Rodrigues Lobo.   

Interspecific Relationships in the forest near the sea, actualy

Todos ainda nos lembramos dos incêndios de junho e outubro de 2017 que devastaram o centro do país. Com uma área ardida superior a 440 mil hectares, 2017 foi um dos anos mais negros de que há memória dos incêndios em Portugal. E é precisamente para evitar que situações e de voltem a acontecer que é necessário investir na proteção da floresta autóctone portuguesa.

Mas, primeiro temos de a conhecer.

We are responsible for recreating the autochthonous forest

We collect seeds and plant autochthonous trees in our school (see our photo in lab). We collect corks for a greencork schools campaign; they commit to planting oaks in burnt land.

We are the solution!

We actively participated in a national autochthonous reforestation campaign and were invited to a webinar with political leaders

Sharing with other students

We participate with other students in webinars about native florest and how to stop the wilfires.

"O Green Cork Escolas é um programa da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Promove iniciativas de consciencialização e responsabilidade pela preservação e respeito à natureza, destacando a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável proveniente do sobreiro, uma árvore autóctone. A recolha de rolhas de cortiça (em processo de conclusão pelo 10ºB) contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de autóctones, pela Quercus.

As turmas B, C e F do 10º ano estão, desde o início de 2021, comprometidas com o propósito de conhecer e de fazer crescer as nossas matas e florestas autóctones. Em janeiro, cada aluno semeou algumas espécies autóctones num vaso; agora, já crescidas, as plantas estão prontas para ser transplantadas para o seu espaço natural.

No dia 19 de abril, o Green Cork lançou mais um desafio aos alunos das escolas inscritas: enviar um guião sobre o tema que dá o título a esta notícia e preparar a sua apresentação. Os alunos vencedores teriam de comparecer no webinar na hora indicada, na manhã do dia 28 de maio. E as quatro alunas do 10ºB que representaram a ESFRL neste desafio estiveram presentes e receberam os parabéns pelo seu trabalho!

Continuemos a cuidar do espaço e dos bens retirados à Terra, de que cada um usufrui, respeitando todos os seres vivos que habitam as nossas matas e florestas autóctones!"

We are acting: using plants with knowledge to prevent erosion and lost of biodiversity


Impressions

Images by Isabel Vieira 2021-10-05Vieira
Images by Isabel Vieira 2021-10-05Vieira
Images by Isabel Vieira 2021-10-05Vieira